É inegável que o mundo precisa ter energia em abundância para garantir que os serviços essenciais para a vida moderna sejam mantidos.
Mas, nas últimas décadas, o consumo de energia aumentou consideravelmente. Conforme os dados da Resenha Mensal, o consumo nacional de energia elétrica, em agosto de 2022, expandiu 3,0% em comparação com mesmo mês de 2021.
Ou seja, o consumo nacional de energia elétrica foi de 42.097 GWh, em agosto de 2022, expandindo 3,0% em comparação com mesmo mês de 2021.
Dessa maneira, para conseguir suprir as necessidades energéticas do país se torna necessário ter uma alternativa sustentável para a geração de energia, por isso, o setor eólico vem crescendo cada vez mais no mundo.
Acompanhando essa necessidade, os compósitos passaram a ser mais usados na indústria eólica, principalmente devido às suas propriedades únicas, tornando-se ideais para a fabricação de turbinas eólicas e outras peças para aerogeradores, já que eles apresentam muitas vantagens.
OS COMPÓSITOS SÃO MAIS LEVES
O peso é um fator importante quando se trata das turbinas eólicas, pois a capacidade da torre e da fundação suportar o peso dela é limitada.
Por isso, ao substituir os materiais mais pesados, como aço, por exemplo, os fabricantes de turbinas eólicas podem construir turbinas maiores e mais eficientes que produzem mais energia, mas sem aumentar o peso.
OS COMPÓSITOS PODEM SER MOLDADOS EM FORMAS COMPLEXAS
Os materiais compósitos podem ser moldados em diferentes formatos, incluindo formas mais complexas.
Sabemos que as pás das turbinas eólicas têm uma forma aerodinâmica única que ajuda a maximizar a eficiência da turbina.
Por isso, os compósitos são usados nesse tipo de projeto, uma vez que permite que os fabricantes criem pás de turbina em formatos maiores, fazendo com que as turbinas eólicas gerem mais energia a partir do vento.
OS COMPÓSITOS SÃO MAIS RESISTENTES
Os compósitos também têm propriedades de resistência à fadiga, ou seja, eles podem suportar ciclos repetidos de carga e descarga sem quebrar ou falhar, trazendo uma vantagem exclusiva para as turbinas eólicas, que estão expostas às forças constantes do vento e das vibrações.
Dessa maneira, a resistência à fadiga dos compósitos significa que as pás das turbinas podem operar por anos e gerar pouca manutenção, tornando-as uma escolha mais econômica e confiável para gerar uma energia renovável.
OS COMPÓSITOS SÃO MAIS RESISTENTES À CORROSÃO
Sem dúvidas, uma excelente vantagem, já que as turbinas eólicas são frequentemente instaladas em locais costeiros, onde a umidade e o sal podem corroer facilmente os materiais metálicos.
Por isso, usar os compósitos no lugar da matéria-prima tradicional é uma excelente estratégia já que os compósitos são mais resistentes à corrosão, garantindo mais durabilidade para as turbinas eólicas
Portanto, os compósitos são uma escolha ideal para o setor eólico devido às suas propriedades físicas únicas, como resistência, peso, capacidade de moldagem, resistência à fadiga e resistência à corrosão.
Quer saber onde encontrar compósitos de alta qualidade e desempenho?
A Composites VCI é líder na produção de compósitos de alta qualidade e desempenho e especialista na produção de nacelles e outras peças para aerogeradores.
Além disso, é uma empresa multinacional que segue rigorosos padrões para checagem e rastreamento dos materiais usados na produção, agilizando a entrega dos produtos e reduzindo as necessidades de ajustes.
Quer saber mais sobre as soluções da Composites VCI? Entre agora em contato conosco, clique aqui.