setor eólico

A importância de uma boa cadeia de fornecimento para o setor eólico

16 abril 2021

Quando se fala em energia eólica, logo se pensa naqueles “cata-ventos” gigantes, não é mesmo? Mas como é que funciona toda a cadeia de fornecimento para que essas máquinas sejam mantidas em operação?

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) divide as empresas que atuam dentro do setor eólico brasileiro em três categorias. São elas:

  1. Prospecção e desenvolvimento de projetos:

    São as empresas que atuam previamente à instalação de um parque eólico prospectando áreas e auxiliando a resolver as questões fundiárias e desenvolvendo o projeto, propriamente dito, com levantamento de dados de potencial, medições anemométricas, definição de layout, etc.

  2. Produção e Montagem do Aerogerador:

    Aqui entra a VCI do Brasil e outras empresas que atuam na produção e fabricação dos componentes eletromecânicos e equipamentos maiores como as pás eólicas; as torres das turbinas; a nacele e os componentes que a integram (geradores, caixas multiplicadoras, transformadores, conversores, etc.)

  3. Construção, Operação e Montagem dos Parques Eólicos:

    Pertencem à essa categoria, as empresas de logística que transportam os equipamentos; construção civil; instalação e montagem dos aerogeradores. Na sequência da construção do parque, entram as empresas responsáveis pelo comissionamento, operação e manutenção das turbinas.

A cadeia produtiva do setor é composta por centenas de empresas que, de certa maneira, estão interligadas e focadas em um único objetivo – que é a operação eficaz dos parques eólicos.

Esse processo do desenvolvimento de um projeto eólico é bastante dinâmico e exige agilidade para que as demandas sejam atendidas. Entretanto, é um setor em que os produtos e serviços possuem alto valor agregado sendo que as atividades e tarefas a serem realizadas são de extrema responsabilidade.

As empresas que se destacam no setor são aquelas que possuem integridade financeira de maneira que conseguem garantir a entrega do produto/serviço focando na qualidade.

Vamos descrever um exemplo: é sujeito acontecer algum sinistro ou falha de componentes quando o parque está em operação. Se acontecer algum problema, é preciso responder com agilidade para garantir que a turbina fique parada para manutenção o menor tempo possível.

Para que a empresa prestadora de serviços seja capaz de atender as demandas, é fundamental que esteja bem estruturada financeiramente para poder mobilizar a equipe e providenciar os materiais/equipamentos necessários com a agilidade exigida.

Entretanto, como dissemos se tratar de atividades com alta carga de responsabilidade, não se pode abrir mão de realizar os serviços com foco em qualidade, segurança e na melhor entrega para o cliente.

Parque eólico energia eólica

Apesar de o setor eólico ainda ser considerado “jovem” em nosso país, ele representa grande importância para a economia nacional e para a indústria eólica mundial já que vem crescendo muito nos últimos anos e com grandes perspectivas e prospecções para continuar evoluindo.

O Brasil está atraindo a atenção de grandes investidores para o segmento de geração de energia. É importante salientar que esse setor foi um dos menos impactos pela pandemia do COVID 19.

Nesse sentido, como fornecedora líder de nacelles e spinners no mercado eólico brasileiro, a VCI do Brasil adota práticas financeiras saudáveis, seguindo regras bem definidas de Compliance com clientes e provedores, construindo assim uma cadeia de fornecimento de produtos e serviços cada vez mais estruturada e robusta de maneira que possamos contribuir para o crescimento sustentável do setor.