Por que substituir postes de madeira e concreto por postes de fibra de vidro (PRFV)?

27 maio 2021

Inovação com tecnologia e versatilidade são as principais características dos postes de fibra de vidro que vem ganhando destaque no país por conta das vantagens do produto.

Os postes de fibra de vidro PRFV (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro) são a nova tendência para os próximos anos. Eles devem expandir e ganhar mais espaço por conta da substituição de postes de distribuição, transmissão e entradas residenciais, destacando-se pelos diversos benefícios que o material proporciona no âmbito econômico, social, cultural e sustentável.

Principalmente, pela facilidade do transporte, podendo chegar até as áreas mais afastadas do país.

Por que trocar os postes convencionais por postes de fibra de vidro?

Todos os mercados estão engajados em buscar novas soluções, a fim de se reinventar e sempre trazer ou aprimorar seus produtos e serviços. Falando sobre os postes de madeira e concreto, que são tradicionalmente conhecidos e que, por muito tempo vem sendo utilizado, era preciso uma nova opção com mais leveza, resistência e versatilidade. Desta forma, surgiu o poste de fibra de vidro, produzido por compósitos.

O compósito é gerado pela combinação de materiais em escala macroscópica que forma este produto final. Utilizamos um polímero (resina) com as fibras de vidro, aramida e carbono.

Ele se destaca por se apresentar como um material de mais qualidade do que os outros isolados e oferece propriedades muito mais elevadas como mais resistência, mais durabilidade, melhor isolamento, condutibilidade térmica, entre outros. Os compósitos vêm sendo muito utilizado e podemos dizer, que é o futuro da indústria.

Quais os benefícios dos postes de fibra de vidro (PRFV)?

As vantagens que os postes de fibra de vidro oferecem, já foram comprovadas em todos os segmentos de uso do mercado e também, vale destacar que a tecnologia deste material anda em conjunto com a sustentabilidade visto que os compósitos não são tóxicos para agredir o meio ambiente, ao contrário dos postes de madeira que utilizam um produto natural ou de concreto, que é muito comum, mas também agride o meio ambiente, além da maior complexidade de logística e instalação dos postes de madeira e concreto por serem muito pesados.

Postes de fibra de vidro PRFV garantem mais agilidade do transporte

Dentro dos feedbacks e pesquisas de mercado, os postes de vidro PRFV são escolhidos pela garantia que o produto oferece de curto a longo prazo. Por conta do material de compósitos, o produto é muito mais leve, o que garante mais agilidade no transporte e na instalação. Desta forma, a equipe pode ser reduzida e evita possíveis riscos de acidente de trabalho.

Além disso, visto este material de leveza e alta durabilidade, o poste de fibra de vidro, elimina um possível “efeito dominó”. Por exemplo, se houver uma batida de carro em um dos postes, ele ficará suspenso na rede, evitando cair e arrastar um ou mais postes em sequência.

O mesmo poste de fibra, quando avariado, poderá ser reconstituído na própria rede, não sendo necessário realizar a troca.

Vamos conferir mais algumas vantagens dos postes de fibra de vidro?

  • O poste de PRFV dispensa manutenção ou troca de poste por corrosão (poste de concreto) ou intempéries que causam apodrecimento nos postes de madeira;
  • A durabilidade de um poste de fibra é de 80 anos, bem maior que os outros postes;
  • O manuseio é muito mais fácil quando comparado aos postes de concreto, pois o material é leve trazendo mais agilidade no manuseio e serviços;
  • Apresenta uma vida da útil estimada até 5 vezes maior que os postes de madeira e 2 vezes maior que os postes de concreto;
  • Falando sobre sua qualidade superior, vale destacar as propriedades de isolamento elétrico, não apresentando infiltração de água e também, é resistente a corrosão, sendo essencialmente indicada para locais com ambiente mais agressivo;
  • Vale destacar a sua leveza e versatilidade, que auxilia na logística de transporte e instalação, o que diretamente reduz os custos e garante mais segurança a todos os envolvidos;
  • Ao contrário dos postes de madeira, não exige manutenção e preocupação com proliferação de cupins ou fungos;
  • É altamente indicado para todas as regiões do país, como vias urbanas e para locais de difícil acesso, com certeza, é a solução.

Postes de fibra de vidro são o futuro do país

Apesar do investimento inicial dos postes de fibra de vidro ser um pouco mais elevado se comparado aos postes de madeira e concreto, analisando todo o conjunto financeiro envolvido de transporte e instalação o custo benefício se destaca e garante o sucesso da satisfação do produto no mercado.

Quer saber mais sobre os postes de fibra de vidro? A VCI Composites do Brasil pode ajudar, pois é líder no mercado e especialista neste e em outros produtos criados a partir de compósitos. Entre em contato!

Sobre a VCI do Brasil

Somos uma empresa canadense, presente no Canadá, França e Brasil, com experiência em soluções e produção de peças de alta performance nos setores aeroespacial, aeronáutico, energético, transporte e naval. Com o suporte que temos de nossa matriz, aliado a uma estrutura empresarial sólida e ao conhecimento de nossa equipe técnica no Brasil, oferecemos soluções em materiais compósitos (PRFV).

Leia também:

Gestão de Parque Eólico – Quanto custa sua turbina parada?

A importância de uma boa cadeia de fornecimento para o setor eólico

Confira todas as novidades nas nossas redes sociais!

linkedin VCI Composites no Linkedin

Facebook VCI Composites do Brasil no Facebook 

Youtube VCI Composites no YouTube